Bandeira do Município de Mutum-MG

Bandeira do Município de Mutum

Bandeira do Município de Mutum-MG

A Bandeira do Município de Mutum tem os seguintes desenhos e forma: um retângulo em azul turquesa com 20 módulos de comprimento e 14 módulos de largura, ao centro um losango em branco com a distância de cada vértice ao quadro externo de 2 módulo com o brasão de armas do município, no centro do losango, tendo como centro da bandeira os pés do pássaro pousado sobre a linha sinuosa superior. As 3 faixas horizontais e verticais que vão do quadro externo ao vértice, sendo duas brancas e uma preta no centro terão a largura de ⅓ (um terço) de módulo cada.
(Artigo 2º, Lei Municipal nº 25/1983)

 

Brasão de Armas do Município de Mutum

Ficam estabelecidas as armas do Município de Mutum, que consistirão em um escudo constituído em campo prateado, sobre o qual há duas linhas sinuosas na cor azul representando os rios principais do município: Rio São Manoel e Rio Mutum e um pássaro denominado Mutum, de penas escuras, encontrado em grande quantidade na região, visto de lado, pousado sobre a linha sinuosa superior. Embaixo das linhas sinuosas, temos uma cornucópia[1], simbolizando a riqueza do Município, bem como a fertilidade de suas terras. Sobre o escudo tem quatro torres interligadas, também em campo prateado, representando cada torre 1 distrito, exceto da Sede. Um ramo de feijão do lado direito e um ramo de milho do lado esquerdo sendo ambos na cor verde-escuro, simbolizando as 2 principais riquezas agrícolas do Município; os dois ramos estão cruzados na parte inferior, tendo sobre eles, uma fita de pontas flutuantes de cor vermelha, que tem no dístico no centro, a palavra Mutum, nome atual do Município. Na ponta, à direita “05 de setembro”, data da Lei Estadual nº 673 de 1916, que confirmou a criação do Município de São Manoel de Mutum. Na ponta, à esquerda “17 de junho”, data em que o alferes Francisco Inácio Fernandes Leão, acompanhado do major Joaquim Ferreira Galvão e um grupo de índios atingiram o local denominado Guaxima, localizado na confluência dos dois rios (17 de junho de 1864), tudo isto escrito em letras brancas.
(Artigo 1º, Lei Municipal nº 24/1983)

  1. Cornucópia é um símbolo representativo de fertilidade, riqueza e abundância. Na mitologia greco-romana era representada por um vaso em forma de chifre, com uma abundância de frutas e flores se espalhando dele. Hoje, simboliza a agricultura e o comércio, além de compor o símbolo das ciências econômicas. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Cornuc%C3%B3pia)

 

Veja Também:

-::: Deixe um comentário :::-

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.